15/02/2011

Manias.


                                                                                      
Nós e essa mania de felicidade...

   Mania que é mania é mais ou menos assim: a gente nem sabe quem começou, mas quando nos damos conta...já estamos comprando a idéia. Sim, estou falando dessa necessidade de ser feliz o tempo todo. Afinal...a vida é uma festa, podemos tudo o que queremos e precisamos aproveitar cada momento ao máximo, certo? Pra ser sincera não sei se é o certo. O que sei é que de fato há uma pressão. 
Quem foi que disse que precisamos ser felizes o tempo todo?

   Não sei bem o que entende por felicidade, mas ela precisa de momentos de não felicidade para ser o que é. Se sabemos que a alegria é tão gostosa é porque já experimentamos momentos de tristeza também. Ou simplesmente de tédio. E esse é o problema que você já deve ter percebido: não dá pra ser feliz sempre.


   Considero a felicidade como um estado interno, que nem sempre coincide com o que está fora de nós, tipo, podemos nos sentirmos felizes mesmo se as coisas não estão do jeito que a gente quer, e o nosso estado interno varia muito. Até porque o mundo seria bem repetitivo se olhássemos para ele sempre com o mesmo olhar, não acha?

   Então... quem acreditou na história do primeiro parágrafo, de que a gente não só pode como tem que ser feliz o tempo todo, pode ficar meio decepcionado  nessas horas. O importante é: parar de nos recriminar porque não estamos sendo bem-sucedidos nesse projeto louco de ser alegre o tempo todo. Até porque esse projeto, pelo visto, pode trazer mais tristeza do que alegria!


inspirada em "essa nossa mania de felicidade" de Liliane Prata.

Um comentário: